Vitamina D: uma aliada contra inflamações!
- Leila Marques
- Mar 2, 2024
- 2 min read
A vitamina D é um componente fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico e saber como adquiri-la é imprescindível para manutenção ou recuperação da saúde.

Estamos suscetíveis as diversas doenças, tanto as do tipo infecciosas que são as adquiridas por um agente invasor como o vírus do Covid e da dengue, como as que se desenvolvem devido a falha em mecanismos de reparação do organismo, como muitas doenças crônicas, entre elas a diabetes e síndrome metabólica.
Mas para que o organismo consiga lidar melhor com o estresse desenvolvido nas doenças de qualquer natureza é preciso ofertar ferramentas que sustentem o trabalho de todo o sistema de defesa do corpo.
Vitamina D... Ou melhor, hormônio D
Um nutriente que tem se mostrado bastante favorável para auxiliar o sistema imunológico é a vitamina D, que na verdade é um hormônio, já que em nossa pele encontra-se uma substância que ao nos expormos ao sol é convertida pelos raios UVB no pró-hormônio vitamina D. E esse passará por uma conversão também, mas no fígado e rins que, por fim, tornará de fato, a forma ativa, hormonal, da vitamina D.
A forma ativa da vitamina D apresenta efeitos imunomoduladores sobre as células do sistema imunológico, em especial os linfócitos T, que faz parte da nossa imunidade adquirida. Mas estudos têm mostrado que interfere também na inata, a primeira linha da batalha do sistema imunológico.
Tomar sol em horários com maior concentração de raios UVB, entre às 10h e 15h, é a melhor forma de se adquirir boas doses no sangue de vitamina D, mas vá com calma! Uma exposição de 15 min já seria o suficiente para a maior parte das pessoas. O ideal é se expor antes mesmo de a pele começar a ficar rosada. Pessoas de pele clara naturalmente deverão ficar menos tempo.
Alimentos que podem ajudar
Mas se por algum motivo não puder expor-se ao sol com tanta frequência, alguns alimentos deverão fazer parte do cardápio... ovos, bacalhau, camarão, alguns óleos de peixe como o de salmão e bacalhau e cogumelos são boas fontes de vitamina D.
A melhor forma para aumentar a concentração sanguínea da substância é associar a ingesta dos alimentos fontes de vitamina D com a exposição ao sol, pequenas doses diárias de dos dois contribuirão para a saúde.
Acesse o texto em áudio em uma participação feita na rádio Luziânia FM - Luziânia em Foco.
Comments