Outubro rosa: cuidar da alimentação é autocuidado
- Leila Marques

- Oct 27
- 1 min read
Updated: Oct 28
Outubro rosa é um mês de atenção aos cuidados com a saúde feminina, em especial a prevenção e diagnóstico do câncer de mama.

O câncer é uma das principais causas de morte no mundo, e em muitas cidades no Brasil é a principal causa. Já o câncer de mama representa um em cada quatro dos diagnósticos da doença. Quando diagnosticado em fase inicial as chances de remissão são altas.
Há fatores desencadeantes da doença modificáveis e não modificáveis. Dentre os não modificáveis, estão a idade, sexo, etnia, até mesmo altura, mulheres altas são mais suscetíveis a desenvolver. Em relação aos que estão ao alcance de mudança está a prática regular de exercícios físicos aliada a uma alimentação saudável para a manutenção do peso adequado.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) manter uma alimentação saudável ao longo da vida evita diversas doenças crônicas não transmissíveis, como por exemplo, o câncer.
Alimentação preventiva
Diversos estudos sugerem a relação do consumo de carne vermelha, seja processada ou não, com o surgimento de alguns tipos cânceres. Em contrapartida, dietas ricas em vegetais variados, com o consumo médio de 400g por dia, seja de frutas ou verduras, associado a baixa ingestão de gordura saturada, é um fator protetor.
Mas não é necessário cortar de vez do cardápio a carne vermelha, ela pode fazer parte de uma alimentação saudável e adequada, contanto que a frequência de consumo não seja alta, estipule consumi-la no máximo 3 vezes por semana e coma mais alimentos naturais, de origem vegetal, o seu corpo agradece!
Acesse o texto em áudio em uma participação feita na rádio Luziânia FM - Luziânia em Foco.





Comments