Alimentação no Natal muito além dos nutrientes
- Leila Marques

- Dec 13, 2025
- 2 min read
No Natal os alimentos têm significado amplo, e contribui para a saúde física, mental e social, quando em equilíbrio

O Natal, celebrado no dia 25 de dezembro, comemora-se o nascimento de Jesus Cristo, é uma das datas religiosas mais importantes para os cristãos. Com vários elementos que compõem e caracterizam a data, entre eles está a alimentação, composta por receitas diversas e cheias de significados.
Assim, mais do que nutrientes, a alimentação natalina carrega significados amplos e trazem benefícios de âmbito físico, mental e social, quando equilibrada. Panetone, arroz com uvas passas, peru, chester, frutas típicas... podem e devem fazer parte da mesa natalina. Alguns possuem benefícios surpreendentes para a saúde.
Benefícios adicionais
O peru, uma das fontes proteicas mais populares nas mesas durante o Natal, por simbolizar a fartura, prosperidade e gratidão, carrega também benefícios nutricionais, principalmente o peito, com alto teor proteico e boa concentração de vitaminas do complexo B.
O arroz com uva passa, é um clássico natalino, tem o simbolismo de longevidade e renovação, e é uma excelente fonte de energia, por ser rico em carboidratos, tanto do próprio arroz quanto da uva passa. Servi-lo com uma porção generosa de salada, ajudará equilibrar os níveis de açúcar no sangue e aumentar ainda mais o bem-estar geral.
A romã, com consumo regular, pode auxiliar na redução do peso corporal, pressão arterial, glicemia (açúcar no sangue), triglicerídeos, LDL-c (mau colesterol) e colesterol total. Além disso pode aumentar os níveis de HDL-c, o bom colesterol.
Já as frutas, como romã, pêssego e damasco, são riquíssimas em micronutrientes, como vitaminas e minerais. A romã, por exemplo, possui compostos fenólicos, que são substâncias que auxiliam no funcionamento adequado do organismo, além disso, estudos atribuem benefícios extras, como melhora do colesterol, pressão e glicemia.
O pêssego e o damasco, apesar de diferentes entre si em conteúdo nutricional, são concentrados em vitaminas e minerais, além de fazerem parte de maravilhosos pratos natalinos, desde preparações salgadas às doces. O equilíbrio, não só no Natal, é a chave para aproveitar melhor o dia e manter o bem-estar e saúde geral.





Comments