top of page

Saúde para o intestino: prebióticos, probióticos e simbióticos

  • Writer: Leila Marques
    Leila Marques
  • Apr 1, 2021
  • 2 min read

Updated: Apr 3, 2021

A modulação dos microrganismos intestinais com o uso de prebióticos, probióticos e simbióticos tem se mostrado eficiente para uma série de problemas de saúde, entretanto, é preciso ter cautela.


ree

Já é sabida a importância dos microrganismos que habitam o intestino e formam assim a microbiota intestinal. Estudos relacionam a disbiose intestinal (desiquilíbrio bacteriano entre bactérias benéficas x maléficas no intestino) com a obesidade e até mesmo depressão. Indicando que um descontrole desse ambiente pode ter repercussão maior do que se imaginava.


Com isso, diversas modalidades terapêuticas têm surgido com intuito de modular a microbiota intestinal. Entre essas está o uso de prebióticos, probióticos e simbióticos. Mas o que são eles?


O uso de prebióticos, probióticos e simbióticos não é garantia de melhora de doença, mesmo as intestinais, uma vez que as causas de diversas doenças tendem a ser de ordem multifatorial.

Prebióticos são componentes alimentares não digeríveis pelo organismo humano, que estimulam a proliferação de bactérias benéficas no intestino, já que servem de alimento para esses tipos de bactérias. Prebióticos são fibras solúveis, entretanto, nem todas as fibras solúveis são consideradas prebióticos. Encontram-se em alimentos como alho e farelo de aveia.


Probióticos são microrganismos que nos proporcionam benefícios. Ao serem ingeridos conseguem chegar íntegros ao intestino, o coloniza, e impede a colonização das bactérias patogênicas (que provocam doenças). São encontrados em alguns iogurtes e bebidas fermentadas como Kefir e Kombucha, além de terem na forma de suplementos. Já os simbióticos são a associação de prebióticos com probióticos.


O uso de prebióticos, probióticos e simbióticos não é garantia de melhora de doença, mesmo as intestinais, uma vez que as causas de diversas doenças tendem a ser de ordem multifatorial, ou seja, podem ser geradas por inúmeros fatores. O indicado é procurar um nutricionista para avaliação, e assim uma possível aplicabilidade desses recursos promissores.

Comments


bottom of page