top of page

Como fazer melhores escolhas alimentares?

  • Writer: Leila Marques
    Leila Marques
  • Apr 4, 2021
  • 2 min read

Updated: Apr 6, 2021

O Guia Alimentar da População Brasileira traz dicas valiosas sobre alimentação. Uma delas é a classificação dos alimentos pelo grau de processamento que sofreram e sua indicação.


ree

Na diretriz alimentar brasileira, publicada no Guia Alimentar da População Brasileira (2014), traz a classificação de alimentos relacionada a quantidade de processos em que eles são submetidos até chegar a nossa mesa. Essa classificação divide os alimentos em in natura e minimamente processados, processados e ultraprocessados.


Escolha certa

A regra de ouro para escolhas alimentares é priorizar os alimentos in natura e minimamente processados.

Os alimentos in natura e minimamente processados são aqueles que quase não sofreram transformações durante o percurso da natureza até a aquisição. Podem ser de origem vegetal e animal, a exemplo estão as frutas, legumes, cereais integrais, carnes e ovos.


Já os alimentos processados são aqueles que sofreram breve modificações na sua forma, e foram adicionados de sal, açúcar, óleo ou vinagre. Referem-se então as compotas e legumes em conserva.


O último da classificação, os ultraprocessados, são os que não deveriam ser referidos nem como alimentos, mas como produtos alimentícios. Já que sofreram diversas transformações, tendo acréscimo de substâncias químicas, perdendo sua conformidade natural. Esses são os encontrados em pacotes, latas, e sua lista de ingredientes tem uma infinidade de nomes que nem conseguimos identificar como alimento. Esses alimentos costumam ser os mais calóricos.


ree

Fonte: Guia Alimentar da População Brasileira


A regra de ouro para escolhas alimentares é priorizar os alimentos in natura e minimamente processados. Comer ocasionalmente os processados e evitar ao máximo os ultraprocessados. Pois quanto mais processos o alimento passa, mais nutrientes são perdidos. Ao priorizar os alimentos mais naturais tende-se a ingerir mais nutrientes e menos calorias ao mesmo tempo.

Comments


bottom of page