Densidade calórica dos alimentos: perder peso comendo mais
- Leila Marques

- Apr 4, 2021
- 2 min read
Updated: Apr 6, 2021
Vegetais são aliados na busca do emagrecimento e saúde, por serem ricos em fibras e água, tendem a ter baixas calorias mesmo em porções maiores. E, de bônus, fornecem ao corpo muitos nutrientes.

Durante o processo de emagrecimento ou manutenção de peso, para evitar a sensação de fome com maior frequência, e, por conseguinte ter êxito na diminuição e/ou controle de peso, existem algumas estratégias alimentares que podem ser utilizadas, sendo uma delas a escolha de alimentos em que considera sua densidade calórica.
A densidade calórica dos alimentos refere-se à quantidade de caloria encontrada no alimento levando em consideração o seu tamanho, sua porção. Alimentos com alta densidade calórica, por exemplo, são aqueles que mesmo consumidos em pequenas quantidades são ricos em calorias, como os fast foods. Já os com baixa densidade calórica são o oposto, mesmo uma porção grande do alimento possuem poucas calorias, como é o caso de verduras, legumes e frutas.
Vegetais
Ao consumi-los em boa quantidade tende-se a sentir maior saciedade, dado que um dos fatores que proporciona essa sensação é a ocorrência de distensão abdominal e o retardo do esvaziamento gástrico, o que é proporcionada pela ingestão desses alimentos.
O consumo de alimentos com baixa densidade calórica auxilia no emagrecimento/manutenção de peso por conterem muitas fibras e água (que não possuem calorias), aumentando o seu volume. Ao consumi-los em boa quantidade tende-se a sentir maior saciedade, dado que um dos fatores que proporciona essa sensação é a ocorrência de distensão abdominal e o retardo do esvaziamento gástrico, o que é proporcionada pela ingestão desses alimentos. Então come-se mais, ingere-se menos calorias, e ainda assim a saciedade é maior.
Portanto, ao invés de realizar dietas muito restritivas visando o emagrecimento, e que não proporcionam saciedade, é imprescindível fazer boas escolhas alimentares, modificando o comportamento alimentar para a troca de alimentos muito processados, como os fasts foods, pelos os mais naturais, como os vegetais, pois assim perde-se peso e ganha-se saúde.





Comments