Gorduras: como a forma de preparo dos alimentos pode interferir no processo de emagrecimento
- Leila Marques

- Apr 4, 2021
- 2 min read
Por serem ricas em calorias, mesmo em pequena quantidade, as gorduras podem prejudicar o processo de emagrecimento. O ideal é optar por preparações assadas ou cozidas que não vão gorduras adicionadas.

Refogar, cozinhar e até mesmo grelhar, as vezes durante esses processos são incluídas grandes quantidades de óleos e gorduras, mas que muitos não se atentam, já que o alimento não fica imerso em gordura como na fritura. Entretanto, a dificuldade de emagrecimento pode estar aí, em algo simples, a forma de preparar os alimentos.
Sabendo que, para cada grama de lipídeos (nome para o grupo de óleos/gorduras), são fornecidas ao corpo 9kcal, mais que o dobro encontrado na proteína (4kcal/g) e carboidrato (4kcal/g), facilmente excede a quantidade necessária de calorias vindo desse nutriente. 1 colher de sopa de óleo vegetal, por exemplo, fornece cerca de 90kcal, e se for inclusa em 6 refeições diárias, são 540kcal ingeridas embutidas nos alimentos.
É necessário ter cautela
O indicado é evitar durante o cozimento adicionar óleos e gorduras, até porque muitos alimentos já os contêm.
Todos os nutrientes são necessários para a manter a saúde, por isso devem estar presentes na alimentação, mas na quantidade adequada. E para evitar extrapolar essa quantidade de lipídeo, bem como a quantidade calórica total do dia (já que os lipídeos são ricos em calorias), o indicado é evitar durante o cozimento adicionar óleos e gorduras, até porque muitos alimentos já os contêm.
Mas para a finalizar o preparo da refeição não há problema algum acrescentar na salada, por exemplo, um pouco de óleo não refinado, como o azeite de oliva extra virgem. Acrescentando gordura a parte, fica mais fácil de ter o controle de ingesta dessa, além do que, mantêm suas propriedades nutritivas e aproveita-se ao máximo do alimento!





Comments