Light x Diet: saiba quais são as diferenças!
- Leila Marques

- Apr 1, 2021
- 1 min read
Updated: Apr 3, 2021
Alimentos light e diet não são a mesma coisa, cada um possui finalidade específica.

É normal encontrarmos nos supermercados uma sessão destinada aos produtos light e diet, mas você sabe o que são? E se ao dá início as mudanças na alimentação é viável o consumo?
Os produtos alimentícios com rotulagem de light são aqueles que possuem na sua formulação (pelo menos) 25% a menos de calorias ou 25% a menos de algum ingrediente, comparado a versão original. Entretanto, não significa que são isentos de açúcar, gorduras saturadas, ou outro componente que pode não ser tão proveitoso para melhoria da saúde e composição corporal.
Já os produtos denominados diet, são destinados a grupos populacionais específicos, ou seja, são desenvolvidos para pessoas com algum acometimento na saúde. Desse modo, é eliminado da formulação algum ingrediente. A exemplo são os chocolates destinados a diabéticos, que por sua vez não têm açúcar. Contudo, o teor calórico pode ser o mesmo do tradicional, ou talvez, até mais, devido o acréscimo de algum substituto de palatabilidade do açúcar.

Comida de verdade
A recomendação é comer comida de verdade, com menor grau de processamento possível, ao invés de procurar por industrializados.
Mas então, qual escolher? Caso você, por questão de saúde, deva eliminar ou diminuir o consumo de algum ingrediente da dieta, o diet pode ser uma opção. E, se o objetivo for emagrecimento, a recomendação é comer comida de verdade, com menor grau de processamento possível, ao invés de procurar por industrializados. O que, ao fazer isso, é eficaz não só para perda de peso, mas para manutenção da saúde.





teste de comentário no blog