top of page

Entenda o que é hormese e sua relação com a saúde e longevidade

  • Writer: Leila Marques
    Leila Marques
  • Jun 6, 2021
  • 1 min read

Updated: Jun 26, 2024

O estresse é considerado por muitos como um vilão da saúde, o que não passa de mito, o que deve-se levar em consideração é a dose em que é inserido no dia a dia

ree

Compreende-se por Hormese a exposição leve e frequente ao estresse, capaz de estimular no organismo mecanismos de reparação, proteção e manutenção em nível superior para a sobrevivência em ambiente não estressante. Assim como indicado na frase atribuída ao médico e físico Paracelso “a diferença entre o veneno e o remédio é a dose”.


Uma vez que o envelhecimento predispõe a perda progressiva de resistência a componentes que podem causar perturbação ao corpo, o estímulo desses mecanismos orgânicos, por ação das atividades horméticas, contribui para a longevidade fazendo com que haja adaptações capazes de tornar o organismo mais resistente.


Mas atenção! Além da dose, existem atividades estressantes específicas

As atividades horméticas que contribuem para a longevidade são atividade física e restrição calórica. Com a prática de atividade física ocorre o controle de processos que tendem se acentuar, seja para mais ou para menos, com o envelhecimento e que leva ao surgimento de doença.


ree

Enquanto na restrição calórica é estimulado um grupo específico de gene (SIR) que retarda e, até mesmo previne várias doenças, devido a ativação do sistema antioxidante do corpo.


Portanto, para uma vida mais saudável e longeva, o recomendado é se exercitar ao menos 5 vezes por semana, moderadamente, por cerca de 1h, como preconizado pela a OMS. E, na alimentação, priorizar os alimentos in natura de origem vegetal, para que o consumo alimentar seja baixo em calorias e ricos em nutrientes.


Para orientações alimentares específicas procure um nutricionista.






 
 
 

Comments


bottom of page