top of page

Crononutrição: a hora certa de comer

  • Writer: Leila Marques
    Leila Marques
  • Jun 21, 2024
  • 2 min read

A crononutrição é a ciência que investiga a relação da alimentação com o nosso "relógio biológico" e considera as alterações metabólicas que ocorrem ao longo do dia no manejo da dieta.


ree

Apesar de não ser uma área da nutrição tão falada quanto outras, o conceito não é tão novo assim e foi criado em 1986 por um nutricionista francês, o Dr Alain Delabos.  A crononutrição tem como objetivo adaptar a alimentação ao relógio biológico do corpo para que o organismo funcione adequadamente.


Mas o que é o relógio biológico?

Conhecido também por ritmo circadiano, é o comportamento do organismo ao longo das 24h, isto é, ao longo do dia os órgãos e as substancias presentes neles, adaptam-se e sofrem alterações para que tenhamos energia e estejamos alerta para a realização das atividades diárias.


Então, durante o dia o corpo se adapta fisiologicamente para o trabalho, ficando mais suscetível ao aproveitamento das calorias e nutrientes vindos da alimentação, uma vez que precisamos de mais energia.


Enquanto à noite, normalmente ocorre ao contrário, muitas funções se alteram para nos preparar para o descanso, entre elas, a sensibilidade à insulina diminui e o metabolismo tente a ficar mais lento, pois afinal, é o momento de descanso.


A alimentação em sincronia com o corpo

Estudos tem evidenciado que alimentar-se em momentos em que deveríamos estar em jejum ou reduzirmos o consumo de calorias, como no período da noite, tem gerado repercussões negativas à saúde, como obesidade, diabetes e hipertensão.


Sendo assim, evitar maior ingesta de alimentos nesse período, especialmente os muito calóricos, como os ricos em gordura, como a carne vermelha, alimentos a base de leite integral e seus derivados, além de preparações com muita gordura ou óleo, tem se mostrado favorável.


Alimentos com estimulantes também devem ser evitados nesse período para não gerar pertubação no sono, como café, chá verde, chá mate, chocolate e outros que contenham cafeína.

A melatonina é um hormônio que ajuda a regular o sono e vigília e sabe-se que ela é produzida quando dormimos e jejuamos.

Portanto, adequar o horário de consumo de certos alimentos, não necessariamente se abster deles, mas adaptar sua quantidade e qualidade para respeitar o relógio biológico, é fundamental para a saúde do corpo.


Acesse o texto em áudio em uma participação feita na rádio Luziânia FM - Luziânia em Foco.

 
 
 

Comments


bottom of page