Alimentação saudável: o quanto de proteína é preciso ingerir?
- Leila Marques

- Apr 1, 2021
- 1 min read
Updated: Apr 3, 2021
Comer em excesso alimentos ricos em proteínas, como carnes e ovos, além de não promover ganhos excedentes de massa muscular, pode causar problemas de saúde, até mesmo em indivíduos saudáveis.

Há um equívoco no pensamento acerca da ingestão proteica que é o de acreditar que quanto mais se ingere alimentos ricos em proteínas, como carnes e ovos, maior é o ganho de massa muscular. Como se fossem diretamente proporcionais e não são.
Atenção aos excessos
Não há indícios de que o consumo além do recomendado promova ganhos excedentes de massa muscular. Além do que, a ingestão exagerada pode ser prejudicial à saúde.
Conforme algumas instituições, como Institute of Medicine dos Estados Unidos em conjunto com agência de Health Canada, e a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, SBMEE, a recomendação de proteína varia de 0,8g/kg/dia à 1,2g/kg/dia para os sedentários. E para os desportistas pode chegar até a 2.2g/kg/dia, quando esses estão em uso de recursos ergogênicos (esteroides anabolizantes).
Para precisar a ingestão proteica do indivíduo é necessário considerar vários pontos, sendo fundamental a realização de uma anamnese detalhada (avalição física e clínico nutricional) e a solicitação de exames bioquímicos para verificar como realmente o indivíduo está.
Não há indícios de que o consumo além do recomendado promova ganhos excedentes de massa muscular. Além do que, a ingestão exagerada pode ser prejudicial à saúde, até mesmo para indivíduos saudáveis, causando constipação (prisão de ventre) e disbiose intestinal (desequilíbrio bacteriano no intestino). O indicado então é seguir a recomendação preconizada pelas instituições de saúde.





Comments